terça-feira, 1 de abril de 2008

XIII - MESTRUEI

durante toda a sua vida, você irá menstruar entre 300 e 500 vezes, cada uma durando entre dois e dez dias. Então, está na hora de encarar este fato com naturalidade e aceitar o que está acontecendo com seu corpo, certo?

Absorvente

Fiquei menstruada. Que tipo de absorvente eu devo usar? Essa pergunta vem à cabeça absorventes higiênicosassim que a menina vai ao supermercado e olha prateleiras enormes com uma grande variedade de marcas, tamanhos e formatos de absorventes higiênicos. Para a doutoura Sílvia, o tipo de absorvente deve ser escolhido pela própria garota, de acordo com o fluxo de sangue. "Na fase inicial eu recomendo um absorvente externo, a não ser que a garota faça natação, equitação e precise realmente de um interno", disse. "A dica é não escolher um perfumado, porque pode dar reação alérgica", completa.

O absorvente externo é aquele que você tira a fita de proteção do adesivo e o gruda na calcinha. O certo é trocar o absorvente a cada quatro horas. Mas o tempo, quem decide é você. Ao se sentir desconfortável, é porque provavelmente a hora da troca chegou. Mas não espere muito tempo, pois pode surgir um cheiro desagradável e até vazamentos. O que não é nada legal, né?

Se você quiser nadar e precisa de um absorvente interno, saiba que ele cumpre a mesma função dos externos, mas fica dentro do seu corpo. Neste caso, Sílvia recomenda que vá a um médico ginecologista ou peça ajuda à sua mãe para colocá-lo. O importante é que quando o absorvente estiver dentro de seu corpo, você não deve sentir nada. Caso contrário, é porque não está na posição correta.

TPM

Menina se tornando adolescenteO ciclo menstrual não é nenhum monstro de sete cabeças, mas 75% das mulheres sentem muita dor e desconforto por causa dele. As conseqüências da menstruação geralmente aparecem na forma de irritação e alterações no humor. A garota pode ficar também mais sensível, mais chorona, diminuir a capacidade de concentração, além de ter seios mais doloridos, barriga inchada, dor no quadril, nas costas, cólica e dor de cabeça.

Esse período de dor e irritação é chamado de tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Pode aparecer uma ou duas semanas antes da menstruação descer, mas também pode se prolongar durante a menstruação e até depois.

Para quem sofre desse mal, a ginecologista deu algumas dicas espertas. Preste atenção:

"Minhas dicas são cuidar da alimentação. Não coma produtos que tenham cafeína - como café, coca cola, doces, chocolates, e tudo mais que possa reter líquidos. Além disso, atividades físicas são muito bem-vindas. E se nada disso adiantar, existem medicações para melhorar os desconfortos. Mas o ideal é ir a um médico primeiro. Nada de tomar remédios sem a indicação de um especialista".

CAPITOU? se cuida hein!

Nenhum comentário: